segunda-feira, 13 de outubro de 2014

ILHAS PITCAIRN

ILHAS PITCAIRN

Localização na Oceania
  
Vista da Ilha de Pitcairn e da capital Adamstown
Bandeira
Brasão

Capital e 
Adamstown
Maior Cidade


Idioma Oficial
Inglês
Gentílico
Pitcairnês
Governo

Território Ultramarino
do Reino Unido
Status desde
**/**/****
Área
43,25 km2
População
Estimativa 2013
56
Densidade
1,29 hab./km2

PIB (est. 2004)
Total
€161,131 milhões
Per capita
€26.073

Moeda
Dólar Neozelandês (NZ$)

Fuso Horário
(UTC-8)


____________________________________________________

Histórico
____________________________________________________

As Ilhas Pitcairn compõem um arquipélago de quatro ilhas vulcânicas (Pitcairn, Henderson, Ducie e Oeno), localizado no Oceano Pacífico Sul à cerca de 5.000 km da Nova Zelândia. A maoir ilha é Henderson, com 31,1 km². A única ilha habitada é Pitcairn, onde fica a capital, Adamstown, única povoação das ilhas. Pitcairn é a menor jurisdição territorial no mundo e Adamstown possui o recorde de menor capital do mundo.

Acredita-se que os primeiros habitantes das ilhas, que viveram em Pitcairn e Henderson foram os polinésios, permanecendo por lá até o século 15, uma vez que quando foram descobertas pelos europeus, as ilhas estavam desabitadas.

Ducie e Henderson foram descobertas em 26 de janeiro de 1606 pelo navegador português Pedro Fernandes de Queirós, navegando pela Coroa Espanhola. Ele batizou as ilhas com os nomes La Encarnación e San Juan Bautista, respectivamente.

A ilha Pitcairn foi avistada em 03 de julho de 1767 pela tripulação do HMS Swallow, comandada pelo capitão Philip Carteret. A ilha foi nomeada em homenagem a Robert Pitcairn, um membro da tripulação de 15 anos que foi o primeiro a ver a ilha.

Em 1790, um grande motim aconteceu no navio HMS Bounty. Os rebelados colocaram o capitão William Bligh e seus oficiais simpatizantes num pequeno bote e fugiram com o navio. O capitão conseguiu viajar no pequeno bote até se salvar no Timor, de onde voltou para a Ingalterra. Já os rebeldes, navegaram até a ilha Pitcairn, onde se assentaram, com seus companheiros vindos do Taiti.

A ilha Ducie foi redescoberta em 1791.

Henderson foi redescoberta em 17 de janeiro de 1819 pelo capitão inglês James Henderson.

A ilha Oeno foi descoberta em 26 de janeiro de 1824 pelo capitão americano George Worth à bordo do navio baleeiro Oeno.

Em 1831, os habitantes da ilha decidiram migrar para Papeete, no Taiti, a bordo do navio Admiralty. Eles foram bem recebidos pelos Taitianos, mas não se sentindo em sua terra natal, e em virtude de outros fatores, decidiram voltar para Pitcairn. Assim, em 14 de agosto de 1831, deixaram o Taiti, chegando em Pitcairn em 03 de setembro.

As ilhas Pitcairn se tornaram uma colônia do Reino Unido em 1838.

Em 1856, após clamarem pela assistência do governo britânico, foi lhes dada a opção de se mudarem para a ilha Norfolk. Em 03 de maio de 1856, toda a comunidade de 193 pessoas embarcaram rumo à Norfolk no navio Morayshire, chegando em 08 de junho após uma viagem miserável de 5 semanas. Dezoito meses depois, 16 dos Pitcairnêses decidiram retornar à sua ilha natal. Cinco anos depois outras 27 pessoas também voltaram para Pitcairn.

Os colonos que retornaram encontraram suas casas em Adamstown, passando a cultivar a terra e criar gado e outros animais domésticos na ilha, chegando à tempo de deter os franceses que vendo a ilha abandonada queriam anexá-las à França.

Em 01 de julho de 1902, a ilha de Henderson foi anexada pelo Reino Unido. Oeno em 10 de julho e Ducie em 19 de dezembro.

Em 1938, as quatro ilhas foram formalmente incorporadas em uma única unidade administrativa chamada de Grupo de Ilhas Pitcairn.

Em 1937, a população atingiu seu pico: 233 pessoas e desde então vem decrescendo em virtude da migração, sobretudo para a Nova Zelândia. Quando atingem os  14 anos, as crianças partem deixam a ilha para continuar os estudos e raramente voltam, pois em Adamstown só existe um jardim de infância e uma escola primária.

____________________________________________________

Divisão Administrativa
____________________________________________________

Pitcairn possui somente uma localidade, a cidade de Adamstown, que serve como capital do território e onde vivem todos os habitantes.

Cidade
População (01/02/2013)
Área (km²)
Adamstown
56
43,25
____________________________________________________

Bandeiras e Brasões
____________________________________________________

ADAMSTOWN

Bandeira*
Brasão*
____________________________________________________

Mapas
____________________________________________________


Zona Econômica Exclusiva
Localização das Ilhas e da Capital Adamstown
Mapa das Ilhas
____________________________________________________

Página atualizada em
14/10/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário